Embora o Papa Francisco não tenha respondido ao pedido para experimentar uma alimentação livre de ingredientes de origem animal durante a Quaresma, iniciada hoje, a ativista vegana Genesis Butler decidiu convidá-lo para uma refeição vegana no Vaticano.
Segundo uma carta enviada pelo padre sênior e assessor de assuntos gerais, Paulo Borgia, o Papa Francisco recebeu a carta de Genesis e pediu para agradecer a preocupação com o planeta, que ele definiu como “a casa que todos compartilhamos”. No entanto, não se posicionou sobre o pedido que faz parte da campanha The Million Dollar Vegan, da organização Veganuary, que prometeu doar um milhão de dólares a uma instituição de caridade de escolha do papa caso ele optasse por não consumir nada de origem animal durante a Quaresma.
Por isso, Genesis decidiu fazer outro pedido: “Vossa Santidade, estou verdadeira e humildemente grata pelo seu reconhecimento do meu pedido para que experimente o veganismo nesta Quaresma. Muito obrigada por me abençoar e me manter em seus pensamentos e orações. Vossa Santidade, se não for pedir muito, posso humildemente pedir uma oportunidade para sentar e compartilhar uma refeição vegana com o senhor a qualquer momento durante a Quaresma? Será uma enorme honra para mim e para todos na comunidade vegana ter uma audiência com Vossa Santidade e receber suas bênçãos pessoalmente. Ansiosamente aguardando sua nova resposta . Respeitosamente, Genesis.”
Como parte da campanha Million Dollar Vegan, a organização Veganuary também disponibilizou para o público brasileiro o Guia de Veganismo para Iniciantes.