EnglishEspañolPortuguês

COMUNICAÇÃO

Gatos podem fazer até 276 expressões diferentes, diz estudo

Análise apontou passo importante na compreensão dos gatos

20 de setembro de 2024
Carol Peres
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Nils Jacobi/iStock

A capacidade de comunicação dos animais é alvo de muita curiosidade por parte dos humanos. Consequentemente, torna-de objeto de vários estudos que trazem muitas descobertas interessantes. Nesse sentido, um novo estudo apontou que os gatos são capazes de fazer até 276 expressões faciais diferentes.

Os estudiosos verificaram questões interessantes sobre a forma com que os gatos se relacionam, e até conseguiram identificar o significado por trás de algumas expressões. Quer saber o que eles desejam comunicar com suas expressões? Confira os detalhes desse curioso estudo.

Como o estudo foi feito

O artigo foi publicado no periódico Science Direct e desenvolvido por pesquisadores da Lyon College, universidade nos Estados Unidos. Para obter os resultados, os autores acompanharam e observaram 53 gatos adultos que viviam em Los Angeles de agosto de 2021 a junho de 2022.

Após obter cerca de 194 minutos de material gravado, eles codificaram as expressões faciais dos animais e também identificaram quando elas eram amigáveis e quando não eram amigáveis. Os cientistas se basearam no sistema “Facial Action Coding Systems” (FACS) para interpretar as Ações de Unidade, que tratam-se de movimentos dos músculos faciais sutis que combinam-se para formar as expressões.

Pesquisadores ficaram surpresos com os resultados

Quem possui gatos em casa já sabe que eles são animais bastante expressivos, mas até os responsáveis pela análise ficaram surpresos com as conclusões encontradas. Assim, eles identificaram 26 movimentos dos músculos que combinados formam 276 expressões faciais diferentes.

Além disso, 45,7% dessas expressões foram usadas em contextos amigáveis, como quando um gato estava convidando o outro para brincar. Já 37% foram vistas quando eles pareciam menos amigáveis, normalmente acompanhadas de outros comportamentos defensivos. E cerca de 17,4% foram observadas nas duas situações.

Os pesquisadores acreditam também que a domesticação foi um fator importante para que os gatos ampliassem suas habilidades de expressão, pois eles precisaram aprender a interagir com humanos e outros gatos também. Portanto, essas expressões correspondem a diferentes funções sociais.

Por exemplo, orelhas para cima, bigode para frente e olhos fechados costumam indicar um comportamento amistoso. Em contrapartida, orelhas para baixo, olhos bem abertos, pupila comprimida e lamber os lábios podem representar uma atitude defensiva.

Por fim, vale mencionar que alguns desenvolvedores de aplicativos mostraram interesse em criar uma espécie de tradutor, para que os tutores possam identificar os desejos e sentimentos de seus bichinhos. No entanto, os pesquisadores acreditam que ainda há muitos estudos para desenvolver antes de dizer com certeza o que os gatos desejam comunicar.

Fonte: Seleções

    Você viu?

    Ir para o topo