EnglishEspañolPortuguês

TOCANTINS

Gato silvestre ameaçado de extinção é resgatado após se esconder em quintal de casa

Mourisco vermelho, também conhecido como jaguarundi, surpreendeu moradores em Araguaína. Ele estava assustado e 'deu trabalho' para uma equipe dos bombeiros.

25 de maio de 2024
Patricia Lauris, g1 Tocantins e TV Anhanguera
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Bombeiros

Uma espécie de gato do mato ameaçado de extinção surpreendeu moradores de uma casa em Araguaína, na região norte do estado. Um mourisco vermelho, também conhecido como jaguarundi, se escondeu entre materiais de construção no quintal e os bombeiros fizeram o resgate.

O animal entrou na casa na sexta-feira (24), no Setor Construindo Sonhos. A princípio, os moradores acreditavam que se tratava de um filhote de onça parda, pelo tamanho. Mas quando os bombeiros chegaram, identificaram a espécie.

Como ele estava assustado, se escondeu entre tábuas em um cômodo de uma construção. Os bombeiros informaram que foi preciso usar equipamentos específicos para a captura, que são um puçá e um cambão de captura, um tipo de enforcador.

Em vídeos feitos na hora da captura, é possível ver que o mourisco vermelho está muito reativo, mas os bombeiros conseguiram colocá-lo em uma rede e, depois, em uma caixa de captura de animal.

O gato do mato foi levado para uma clínica veterinária para fazer uma avaliação sobre o estado de saúde. Depois, ele foi solto no habitat natural.

Diante do susto do animal na região urbana, os bombeiros orientam que acionem as equipes pelo 193, pois dependendo do animal, quem fizer o manejo incorreto poderá sofrer ferimentos e causar problemas aos animais.

Fonte: g1 Tocantins

    Você viu?

    Ir para o topo