EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Gato-maracajá resgatado e reabilitado é solto na natureza em São Marcos (RS)

2 de dezembro de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Bruno Zulian | Divulgação

O gato-maracajá, recolhido e tratado pelo Universidade de Caxias do Sul (UCS), voltou ao lar nessa quinta-feira (1°). A soltura do felino ocorreu durante à tarde, no interior de São Marcos, com a presença de integrantes da instituição de ensino e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

O médico veterinário responsável técnico pelo Zoológico da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, conta que, após o período de cuidados, o animal alcançou plena condição de soltura.

O felino chegou à universidade no dia 7 de novembro extremamente debilitado, anêmico e com alta carga de parasitas. No período de cuidados, foi submetido a tratamento emergencial, progredindo para alimentação pastosa e, posteriormente, de alimentos sólidos. O tratamento antiparasitário também surtiu efeito, resultado comprovado por meio de exames. Nas análises, o animal testou negativo para FIV e Felv (enfermidades causadas por vírus).

Foto: Bruno Zulian | Divulgação

Sobre o gato-maracajá

A espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção no Brasil. É colocada em risco a partir de caça e derrubada ou fragmentação de seu habitat – seu ambiente preferido são as matas densas. Na natureza, alimenta-se de ratos e aves de pequeno e médio porte, frutas e sementes.

É encontrado em quase todo o Brasil, sobretudo na Amazônia e na Mata Atlântica, entretanto, com pequena população.

Fonte: GZH

    Você viu?

    Ir para o topo