EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Gato-maracajá ameaçado de extinção é salvo após ficar preso em galinheiro

5 de junho de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários/ Divulgação

Um gato-maracajá foi flagrado dentro de um galinheiro em Pomerode, no Vale do Itajaí, nessa semana. Os moradores do local, na Rua Ribeirão Raufmann, chamaram os bombeiros, que fizeram a captura e a soltura do animal à natureza. Segundo o biólogo Christian Raboch, especialista em resgate de fauna, a espécie está ameaçada de extinção.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários, que fizeram o resgate na quinta-feira (2), o animal silvestre foi solto em uma área isolada, distante de propriedades rurais ou espaços urbanos. O gato-do-mato, como também é conhecido, se alimentou de quatro galinhas e um galo.

O biólogo Christian Raboch explica que galinheiros são áreas atrativas para a espécie. “Eles se alimentam de roedores e aves e a galinha é uma presa fácil”, afirma.

Espécie

A espécie está ameaçada de extinção, principalmente por conta da caça, atropelamentos e perda de habitat, segundo Raboch já havia afirmado ao g1 SC. Os animais são carnívoros, alimentam-se de ratos, aves e outros animais pequenos. Eles também têm hábitos noturnos e solitários.

Mesmo se tratando de animais silvestres, os gatos-do-mato não apresentam riscos para os humanos. As fêmeas passam pela gestação por um período de 11 semanas, dando à luz de um a quatro filhotes. A espécie vive até 11 anos.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo