EnglishEspañolPortuguês

SOBREVIVENTE

Gato entra por 'engano' em contêiner, vai da China aos EUA e espera adoção

20 de outubro de 2025
Giacomo Vicenzo
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Instagram

Um gato sobreviveu a uma jornada de mais de 12 mil quilômetros após entrar por engano em um contêiner na China com destino aos Estados Unidos.

O felino, batizado de Xiao Mao —”gatinho”, em mandarim—, foi encontrado exausto, mas vivo, em Minnesota, e hoje se recupera em no abrigo local, o Pet Haven, que acolheu o animal e postou o resultado dos seus exames e fotos nas redes sociais.

Após três semanas e cerca de 12.880 quilômetros de viagem, Xiao Mao foi descoberto dentro de um contêiner em Oakdale, Minnesota. O animal estava gravemente desnutrido e desidratado, conforme informou a Pet Haven. Inicialmente, ele foi levado para a Northwoods Humane Society, em Wyoming, antes de ser transferido para St. Paul, onde começou o processo de reabilitação.

Em declaração à CBS News, Kerry D’Amato, diretora-executiva da Pet Haven, destacou o espanto da equipe com a sobrevivência do animal. “É realmente incrível que ela tenha sobrevivido, e não temos 100% de certeza de como ela conseguiu”, disse. “Três semanas sem comida ou água, ela não deveria estar viva. Ela deve ter bebido água condensada, talvez se alimentado de insetos e roedores.”


D’Amato contou ainda que, ao chegar, Xiao Mao estava “magra e muito doente”, mas aos poucos foi demonstrando confiança. “Ela rosnava para nós e saía quando a chamávamos. Agora, seus olhos estão brilhantes, suas orelhas estão voltadas para a frente, e ela está nos dando todos os sinais de que confia.”

“Xiao mao tem ficado mais saudável (e mais tagarela) a cada dia. Ela costumava correr e se esconder em seu espaço seguro quando as pessoas entravam no quarto. Agora ela fica onde está e deixa os humanos prepararem sua comida e conversarem um pouco com ela. Mal podemos esperar para ver o progresso que ela fará com um amigo felino!” – Pet Haven em post no Instagram

Recuperação e nova amizade

A recuperação de Xiao Mao se deve em parte ao Programa Wallflowers, criado pela Pet Haven para socializar animais tímidos e retraídos. O método ajudou o felino a readquirir segurança e a interagir novamente com humanos.

Durante o tratamento, Xiao Mao criou laços com outro gato, chamado Prince, resgatado em uma reserva indígena da comunidade Leech Lake. “Não sei de onde Prince tirou esse nome, mas talvez seja Príncipe Encantado, porque, vou te dizer, esse garoto é encantador”, contou D’Amato.

Segundo ela, “há um vínculo inconfundível entre os dois —ela está definitivamente apaixonada”. A expectativa é que Xiao Mao e Prince sejam colocados para adoção juntos nos próximos meses.

A Pet Haven enfrenta atualmente superlotação e depende quase totalmente de doações. A instituição fez um apelo à comunidade para que mais pessoas considerem a adoção ou o acolhimento temporário, ajudando a aliviar a pressão sobre os abrigos e permitindo que mais animais, como Xiao Mao, recebam uma nova chance.

Fonte: UOL

    Você viu?

    Ir para o topo