Sabe aquele ditado “o mundo dá voltas”? A história de Branquinho, um gato de 10 anos, prova que ele é real! O simpático felino, que era de rua, foi adotado pela Embaixada do Brasil em Santiago, no Chile, e hoje é a estrela do local. E não é só isso: ele conquistou o posto de “recepcionista”, tem até crachá de funcionário e ganhou o sobrenome Errázuriz, em homenagem ao palácio onde a embaixada fica.
Branquinho, que agora é bilíngue (entende português e espanhol), leva uma vida de luxo: tem ração premium, petiscos e visitas regulares ao veterinário. Mas a fama não subiu à cabeça: ele continua adorando rolar na terra do jardim e, claro, patrulhar o prédio.
A história viralizou nas redes sociais, e a Embaixada do Brasil no Chile aproveitou o sucesso para mostrar a importância da amizade entre os dois países, dizendo que, assim como Branquinho une as culturas com carinho, a embaixada trabalha para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Chile.
🐾 Nuestro querido funcionario felino de la Embajada de Brasil en Chile, Branquinho Errázuriz, ha conquistado las redes sociales y los corazones de muchos, luego de que sus fotos e historia fueran publicadas por medios como Radio Biobío, Meganoticias, The Clinic y CNN Chile. Pero… pic.twitter.com/LBktAxMx4A
— Embajada de Brasil en Chile 🇧🇷🇨🇱 (@EmbBrasilChile) September 12, 2025
Rotina do gato ‘diplomata’
Os funcionários que são responsáveis pelos cuidados diários com o felino afirmam que sua rotina é estável: ele acorda cedo, come, brinca, descansa e passa parte do dia passeando pelo local. Depois, descansa para repor as energias!
Uma de suas atividades favoritas é rolar na terra. De acordo com o jornal ‘El Colombiano’, após a brincadeira, o felino recebe todo o cuidado, com lenços umedecidos e xampu seco. Além de seu papel nas redes sociais, Branquinho se tornou parte da identidade do lugar e conquistou o público. Por isso, quem visita o local já pergunta pelo mais ilustre ‘funcionário’.
Fonte: Terra