Um gato que estava em atendimento morreu durante o assalto a uma clínica veterinária em Ribeirão Preto (SP) na tarde desta sexta-feira (05/09). Durante a ação, dois homens disfarçados de policiais civis fizeram 20 pessoas reféns, entre funcionários e clientes, e roubaram celulares, notebook, carteiras e dinheiro. Os suspeitos, de 19 e 20 anos, foram presos.
Segundo relato das vítimas, o animal havia chegado à clínica com parada cardiorrespiratória, e as equipes se preparavam para tentar fazer a reanimação, quando a invasão dos assaltantes aconteceu, e o procedimento precisou ser interrompido.
“A gente ia tentar reanimar, mas, daí, os caras chegaram já apontando [a arma], falando para a gente tirar a mão, senão a gente ia morrer, então não deu tempo de salvar o gatinho”, disse uma mulher, sem se identificar.
O caso aconteceu por volta das 13h, nos Campos Elíseos, zona Norte da cidade, e foi flagrado por câmeras se segurança da clínica.
Nas imagens, é possível ver o momento em que os criminosos entram na clínica e seguem em direção à recepcionista. Eles vestiam camisetas da Polícia Civil.
Na sequência, eles ordenam que as pessoas que estão na sala de espera se direcionem para o interior da clínica. Um deles está armado.
Uma outra câmera de segurança mostra os dois criminosos passando por todos os cômodos da unidade, mandando que funcionários e clientes sigam com os demais para os fundos da clínica.
De acordo com o tenente Guilherme Zanardo, da Polícia Militar, uma médica veterinária foi ameaçada de morte durante o assalto.
“Conforme eles iam adentrando a clínica, eles iam rendendo os funcionários e clientes. Inclusive, havia animais que estavam passando por procedimentos cirúrgicos e que foram interrompidos. Todos foram feitos reféns nos fundos da clínica. A médica que realizava a cirurgia foi ameaçada ‘ou o animal morre, ou você vai morrer’.”
Suspeitos estavam disfarçados de policiais civis
A Polícia Militar tomou conhecimento do caso após uma das vítimas conseguir se esconder em um dos banheiros da clínica e ligar para o 190.
“Ela disse que esses indivíduos teriam rendido todos os funcionários e clientes e levado eles para o fundo e lá estariam pegando seus pertences, carteiras, celulares, correntinhas e alianças”.
Os suspeitos fugiram de moto após o assalto. Viaturas da PM e um helicóptero Água fizeram o cerco pela região dos Campos Elíseos e conseguiram localizar os dois. Durante a abordagem, eles confessaram o crime e foram presos.