EnglishEspañolPortuguês

Gato é torturado por alunos do curso de Zootecnia da UFSM

3 de dezembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Márcia
[email protected]

Pessoal, venho aqui lhes relatar uma história. Serei breve, pois me causa revolta.

Neste final de semana, alguns gatos estavam no setor de suinocultura da UFSM (aonde vivem há meses), quando 2 pessoas resolveram irritá-los. A forma foi simples: espetaram um deles com garfos de churrasco e facas e resolveram degolá-lo, mas sem matá-lo, e assistiram rindo muito enquanto ele corria e espirrava sangue pra tudo que era lado.

Quando ele caiu exausto, o aluno Marcos Ceron resolveu decepar a cabeça do animal ainda vivo. Os que assistiam não sei por que não fizeram nada, mas não podemos ser coniventes com tamanho ato de crueldade. Que tipo de zootecnistas estão sendo formados na UFSM?

Cadeia neles! Maltratar animais é crime! De 3 meses a um ano de reclusão!

Perfil dos covardes:

Marcos Speroni Ceron, aluno do 8 semestre zootecnia UFSM setor: suinocultura

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6876398805444444537

Bruno Fraga, graduado em zootecnia, mestrando do setor de suinocultura UFSM

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14902239848363602896

Depoimento de uma aluna:

“Pessoal, sou aluna do curso de zootecnia, gostaria de dizer que providências estão sendo tomadas e exigidas pelos alunos de zootecnia. Quem quiser, pode perguntar a qualquer aluno do curso o quanto todos estão indignados. Nesta segunda, o DA realizará um abaixo assinado exigindo que medidas sejam tomadas. Fico feliz em dizer que a coordenação do curso e da pós graduação em zootecnia estão ao nosso lado, bem como o prof. Zanella e a chefia do departamento de Zootecnia.

Todos ficaram indignados e concordam que isso não é atitude de um zootecnista. Na segunda- feira, 30, os dois serão chamados para explicarem-se. o HV tem as fotos da cabeça do gato esmagada e o laudo de que o animal morreu por maus tratos. O laudo está nas mãos do DAZOOT e da coordenação do curso. Quem quiser ter acesso, poderá fazer tanto através do DA ou da coordenação quanto pelo HV.

Gostaria de dizer também que a atitude envergonhou nosso curso, os alunos, e nos envergonhou também como seres humanos. Nessa hora, veterinários, zootecnistas, agrônomos, florestais, etc, devem esquecer as diferenças e lutar pelo que é  justo. Se o abaixo assinado não chegar a vocês, peço que organizem um na sala de aula e levem à coordenação da zootecnia onde a coordenadora, Profa. Rosamelia, ficará contente em recebê -los, pois é uma forma de mostrar que a comunidade acadêmica exige uma providência.

Gostaria de ressaltar que isso não é atitude de um zootecnista, isso foi um ato isolado – e se alguem disser que é coisa de zootecnista, como já foi dito por um ou dois, que aponte na grade curricular onde estão as disciplinas de tortura animal.

Grata pela atenção, os perfis estão no link abaixo:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=27893470&tid=5407339370668898232&start=1

Eu mesma liguei para vários setores: Patologia Veterinária, Diretoria do Hospital veterinário, Diretoria do Centro de Ciências Rurais CCR, Departamento de Zootecnia. Tudo foi confirmado, o assassinato foi realizado com requintes de crueldade e sem motivo – não que haja. Disseram que o gato foi morto porque mordeu o aluno Bruno, e que ele poderia estar com suspeita de raiva (essa foi a desculpa por ter decapitado o animal).

Justiça seja feita. Maus tratos a animais é um crime, penalizado com 3 meses a um ano de reclusão.

Leis:

Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais.

Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a “Lei dos Crimes Ambientais”.

Outros dados relevantes:

e-mail do criminoso Marcos: [email protected]

Endereço: mora em frente a “Casa do Pastel”, Centro, Edificio Paraná, 7° andar. Santa Maria

Link do departamento onde eles trabalham:

http://w3.ufsm.br/suinos/lovatto%20Prod%20Suina%20II%202009%20normas.pdf

Chefe do departamento de Zootecnia: Arley Quadros –  fone 3220 8083

e-mail do professor responsável pelo depto de suino – Paulo Alberto Lovatto: [email protected]

Fone: 55 3220 8083/8084

Contato Diretoria CCR 3220-8471 e 55 3220-8695

    Você viu?

    Ir para o topo