EnglishEspañolPortuguês

CENA INUSITADA

Gato e rato são flagrados 'brincando' em rua de Palmas (TO)

Registro foi feito na Arse 61. Eles correm pela rua em um clima 'amistoso' e depois vão para debaixo de um carro.

22 de setembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Divulgação

Os animais estão sempre nos surpreendendendo. Uma “amizade inusitada” chamou a atenção de um morador de Palmas (TO). Ele registrou o momento em que um gato e um rato pareciam brincar em uma rua da capital. A cena mostra que os animais não estavam se atacando, o que seria o mais comum, já que o gato é um predador do rato.

O registro foi feito na Arse 61, antiga quadra 604 sul. Por volta das 8h de domingo (18/09), os dois estavam em uma das calçadas da Escola Estadual Madre Belém, correram pela rua e depois foram para debaixo de um carro.

Apesar de incomum, a atitude deles nesse vídeo pode ter uma explicação. O biólogo Aluísio Vasconcelos e a veterinária Ana Paula Lima apontaram elementos que podem ter provocado esse comportamento nos dois ‘inimigos naturais’.

Comportamento diferente

Essa forma de agir não é comum, segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos. Alguns fatores podem estar envolvidos. Com relação ao rato, ele destacou que o fato de não demonstrar temor com o possível predador pode ter a ver com possíveis doenças parasitárias.

“Existem vários estudos que mostram que o comportamento dos ratos altera quando eles estão parasitados, com algum processo patológico neles. Eles perdem a sensibilidade, a capacidade de sentir o cheiro e até ter medo dos predadores, como é o caso dos gatos, e tornam-se alvos fáceis, que é o que acontece no registro”, explicou, ressaltando que ratos não costumam andar como o que está nas imagens, ainda mais se estiver em perigo.

O biólogo disse também que mesmo sendo um predador dos animais menores, não é sempre que os gatos pegam ratos. “Uma coisa que todos os felídeos [que inclui grandes e pequenos animais da espécie] fazem é brincar com coisas pequenas, ficam dando patada, observam”, disse.

Foto: Divulgação

Mantendo o instinto

Os gatos não são totalmente domesticáveis e para manter o instinto em alerta fazem esse tipo de ‘brincadeira’. Essa é a explicação da médica veterinária de Palmas, Ana Paula Lima.

A veterinária ainda dá a dica de que durante as brincadeiras com gatinhos é preciso deixá-lo pegar, seja um brinquedo ou algo que ele queira, justamente para satisfazer esse sentimento instintivo de conseguir pegar uma ‘presa’ artificial.

“Ele tem que sentir que cumpriu o papel de capturar aquele brinquedo. Nesse vídeo, o gatinho parecia estar muito feliz, estava conseguindo realizar uma coisa que o instinto dele pediu para ele fazer”, completou.

Veja vídeo:


Vídeo: Twitter | @hamudaniel19

 

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo