EnglishEspañolPortuguês

MANAUS (AM)

Gato é atingido com tiro de chumbinho e pede ajuda em abrigo para animais

17 de maio de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Apam

Um filhote de gato, de aproximadamente 5 meses, ferido com tiro de chumbinho, foi resgatado após ter pulado no telhado da Associação Portal dos Anjos Manaus (Apam). O caso aconteceu no dia 20 de abril deste ano, porém só foi divulgado na manhã de segunda-feira (16), nas redes sociais da associação.

De acordo com a presidente da Apam, Janaína Melo, o gatinho, cujo o nome é Visconde, estava bem abatido com lesões em suas costas. Ao analisar os ferimentos, perceberam que se tratava de um material sólido.

“Notamos nas costas dele, acima da coluna, algo que parecia um nódulo muito duro. A gente tentou fazer o exame de citologia que é passar agulha para coletar material, mas a agulha não passava. Começamos achar que é alguma pedra que tinha entrado na pele dele. Mandamos ele para cirurgia, o veterinário informou que era chumbinho. Provavelmente alguma criança ou adolescente”, comentou.

Segundo o cirurgião veterinário Shalako Chagas, que atendeu Visconde, se o material tivesse ultrapassado o tecido muscular, o filhote teria sérias complicações.

“Paciente chegou com dor à palpação na região toraco-lombar, apresentando ‘nódulo’ com consistência bem sólida. Foi submetido à anestesia pra remoção do corpo estranho. Caso o projétil tivesse transpassado o tecido muscular, poderia ter causado danos graves à saúde do paciente. Podendo causar mais dores e, inclusive, levá-lo à morte. Após a remoção, o paciente recupera-se muito bem da cirurgia e terá sequência normal de vida. Sem sequelas físicas”, descreveu o veterinário.

Após o atendimento veterinário, Visconde já se encontra vacinado vermifugado e amanhã já deve estar microchipado para estar pronto para ser adotado, conforme informou a presidente da associação.

“Amanhã ele vai se encaminhar para adoção. Mas já tem uma pessoa interessada em adotá-lo na quarta-feira”, ressaltou a presidente da APAM.

Fonte: A Crítica

    Você viu?

    Ir para o topo