Uma moradora da cidade de Sydney, na Austrália, encontrou em seu quintal dois gatinhos em situação de rua, aparentemente irmãos, “escondidos” debaixo dos arbustos de seu quintal.
Ela decidiu alimentá-los, mas após um exame mais apurado, ela percebeu que ambos os gatos sofriam de problemas nos olhos e decidiu levá-los ao veterinário.
Os gatinhos, que foram chamados de Isaac e Stevie, tinham cerca de três semanas e nasceram com as pálpebras gravemente deformadas, impactadas por uma condição em que os cílios se voltam para dentro, esfregando as pupilas.
O pequeno Isaac tinha úlceras nos olhos e Stevie estava completamente cego. Os veterinários do SASH e do Hospital Veterinário Balmain afirmaram que era necessário uma cirurgia emergencial, dada as altas chances de desenvolvimento de infecções.
A moradora entrou em contato com vários abrigos locais, finalmente conseguindo o apoio de Diana Dammery, do abrigo Inner City Strays, para o custeamento dos tratamentos médicos necessários.
Os olhos cegos foram removidos e uma pálpebra foi reconstruída para proteger o olho saudável de Isaac.
Ambos foram adotados por um casal amoroso e agora são chamados de Buda e Mogwai.
Apesar da perda de visão, os gatos conseguem viver normalmente, graças ao desenvolvimento acentuado de seus outros instintos, como olfato e audição, afirma o Histórias com Valor.
Buda e Mogwai vivem uma vida feliz e saudável com seus novos donos há mais de um ano, do jeito que deve ser.