Após um dos mais graves incêndios do Colorado, em Lousville, nos Estados Unidos, um gato de cor laranja, com aproximadamente oito anos, foi resgatado com algumas queimaduras. O episódio, que ficou conhecido como Marshall Fire, ocorreu em 30 de dezembro de 2021 e forçou a evacuação de 35 mil moradores locais. Com duração de dois dias, o fogo atingiu cerca de mil casas e 6200 acres, além de deixar milhares de animais em perigo.
Conforme uma matéria do site Amo meu pet, o gatinho foi encontrado após cinco dias do desastre e levado até a ONG Humane Society of Boulder Valley, onde passou a ser chamado de 49568957, tendo em vista o alto número de animais resgatados. O gatinho estava com lesões graves de queimaduras na face, porém com atenção e tratamento se recuperou muito bem.
A clínica ainda explicou que “o gato malhado alaranjado chegou ao HSBV sofrendo queimaduras graves após o Marshall Fire. Após algumas visitas com nossos parceiros em clínicas veterinárias de emergência locais, ele foi transferido para nós para tratamentos especializados e cuidados prolongados”.
Segundo o site, durante o seu processo de recuperação, a ONG passou a divulgar fotos do animal para que ele fosse reconhecido por possíveis tutores. Com a gradual melhora das lesões, muitas pessoas passaram a entrar em contato se dizendo como responsáveis pelo gato.
Posteriormente, de acordo com um jornal do Colorado, um amigo da família dos antigos e verdadeiros tutores do gatinho o reconheceu pela publicação da HSBV e avisou aos responsáveis. O gato, que possuía o nome de Boots, havia se perdido de sua tutora Jules, cerca de 10 meses antes do incêndio e a família havia se mudado da região após acreditar ter perdido o animal.
O gatinho, que sobreviveu ao incêndio e foi encontrado perto do local, agora, retornou à sua família, que ficou emocionada e disse não acreditar no reencontro.