Bombeiros foram chamados para apagar as chamas que estavam destruindo a garagem de uma casa. Dentro do local, correndo risco de morte, estava o gatinho que era tutelado pela família proprietária da residência. Ele estava assustado e se os heróis não agissem rapidamente, o gato não sobreviveria. Felizmente, a equipe de Plano Fire-Rescue teve agilidade e estava focada em encontrar o animal e prestar os primeiros-socorros o quanto antes.
Assim que extinguiram as chamas, os bombeiros retiraram o gato, que apesar de estar consciente, sofria com a intoxicação da fumação. Experimente, os socorristas usaram uma máscara de oxigênio especial feita para animais e conseguiram ajudá-lo a sentir melhor. As indicações seguintes dadas aos tutores é que o gatinho seja levado ao veterinário para realizar exames. O gato não teve o nome informado e está sob a guarda de sua família, que estava muito preocupada.
Felizmente, graças à pressão realizada por ONGs, todas as equipes de bombeiros agora são equipadas com equipamentos de resgate especiais para animais. Máscaras de oxigênio para animais dimésticos existem há décadas e são usadas por veterinários. No entanto, seu uso por bombeiros, paramédicos e equipes de resgate de animais tornou-se cada vez mais comum na última década em razão da presença cada vez mais frequente de animais na vida dos seres humanos.
Por terem o olfato sensível, muitas vezes, retirar um animal preso em meio às chamas não é o suficiente para garantir que ele sobreviva. É necessário fornecer oxigênio o mais rápido possível para combater a intoxicação por monóxido de carbono.