No início deste mês de maio, um lixeiro no estado de Oregon (EUA) estava trabalhando e ao esvaziar uma lata de lixo dentro do caminhão em que ele trabalha, com mais outros companheiros recolhendo os sacos de lixo, algo lhe chamou a atenção.
De dentro do receptáculo veio o som de um choro angustiante de um animal que só poderia estar em necessidade, fome ou dor.
Olhando mais de perto, e examinando com mais cuidado, o lixeiro identificou um gatinho indefeso misturado aos detritos no meio do lixo, provavelmente alguma pessoa cruel havia borrifado com espuma endurecida (endurece após secagem) e deixado para morrer.
“Ele parecia com algo saído de um filme de terror do Dia das Bruxas”, disse Diane Healey, da clínica veterinária Hillsboro Veterinary Clinic, onde o gatinhos foi atendido, à FOX 12 News.
“Obviamente o pobre animal não tinha estado lá por um tempo muito longo, caso contrário ele teria sufocado e morrido. A cabeça dele estava coberta de espuma, seu rosto também, as pernas estavam rígidas, ele não podia mais movê-las”.
O gatinho estava realmente a ponto de morrer quando foi encontrado, afirmou a veterinária.
Felizmente, o gatinho foi encontrado a tempo e em seguida logo foi libertado da espuma venenosa que o envolvia.
“O motorista levou a lata de lixo de volta à instalação de coleta de lixo de Hillsboro, onde os funcionários da empresa trabalharam juntos para remover o gatinho macho de 8 semanas da espuma e levá-lo a um veterinário local para atendimento”, escreveu o Departamento de Polícia do Condado de Washington em um comunicado.
As autoridades disseram que o gatinho provavelmente nasceu de algum gato selvagem que vive perto das várias residências onde a lixeira havia sido colocada.
Eles estão buscando a ajuda do público para rastrear a pessoa responsável por este caso repugnante de crueldade animal.
O gatinho resgatado, entretanto, está agora são e salvo apesar da crueldade de que foi vítima.
Um porta-voz do abrigo Bonnie Hays Animal Shelter, onde o gatinho está sendo tratado, disse ao The Dodo que seu prognóstico é bom:
“Ele deve se recuperar totalmente”.
Maus-tratos e crueldade contra animais é crime com punição prevista em lei no Brasil e em diversos outros países, ao presenciar qualquer tipo de atitude que possa causar sofrimento ou ameaçar a vida de algum animal a polícia deve ser acionada imediatamente.