O gatinho Navidad tem problemas neurológicos e não conseguia ficar de pé. Apesar da sua vulnerabilidade, ele foi covardemente abandonado nas ruas. Felizmente, ele foi encontrado por ativistas e encaminhado para um abrigo. Quando deu entrada no local, ele estava com ferimentos na boca e sérias dificuldades de locomoção. Mesmo sendo apenas um filhote, a equipe do abrigo temia que ele não encontrasse adotantes.
Para ajudá-lo a superar o trauma do abandono, funcionários do abrigo decidiram que ele viveria temporariamente com uma voluntária. O diagnóstico de Navi é complexo. “Ele não conseguia andar ou ficar de pé bem por causa de problemas de equilíbrio. Não sabemos exatamente o que causou a queimadura, o desequilíbrio e os tremores, mas suspeitamos que ele tenha mastigado um fio elétrico”, disse um dos veterinários do abrigo.
Além dos problemas neurológicos e da ferida no boca, o gatinho também estava sofrendo com um quadro de pneumonia. Quando chegou em seu lar temporário, ele recebeu uma alimentação reforçada e muitos brinquedos. Ele estava abaixo do peso, mas conseguiu engordar rapidamente. Apesar de estar tomando antibióticos fortes, ele não se deixou abater e a cada dia que passava, estava mais forte e mais disposto a brincar.
Navi também se acostumou a receber muitos mimos, colo e carinho. Mesmo quando sua tutora está no escritório trabalhando, ele entra no local sem nenhuma cerimônia e exige atenção e afeto. Ele também abriu mão de sua caminha e decidiu dormir na cama de sua guardiã. “Estou emocionado que ele se sinta seguro o suficiente para dormir lá. Ele não se encolhe ou tenta fugir mais quando eu vou até ele”, disse ela.
Com muito amor e resiliência, ele superou problemas neurológicos e respiratórios e rapidamente mostrou sua verdadeira personalidade, cheia de vida e alegria. Os cuidados que ele recebeu no lar temporário foram fundamentais para que ele se curasse e se desenvolvesse. Em breve, ele será disponibilizado para adoção responsável e fará sua nova família muito feliz.
Confira alguns registros de Navi feitos por sua tutora: