Kaya é uma gatinha doce que nasceu com uma condição facial congênita, que faz com que a expressão do seu rosto pareça “mole” e mal-humorada. Foi quando Odelkis Barrera, viu uma foto de Kaya, que ele soube que precisava ajudá-la. Odelkis é fundador da TO Rescue (The Ontario Rescue), uma ONG que, apesar do nome, fica localizada na Califórnia, nos Estados Unidos.
Em julho, alguém encontrou Kaya e ligou para o TO Rescue para pedir por ajuda. A gatinha de apenas quatro semanas estava desidratada, desnutrida e coberta por pulgas e carrapatos. Kaya recebeu ajuda de Odelkis e dos seus tutores no lar temporário, ganhando peso rapidamente e deixando sua personalidade brilhar. Em um post no Facebook, a TO Rescue descreveu Kaya como uma gatinha faladeira, e corajosa. Além de incrivelmente inteligente, ela gosta de estar perto das pessoas e de ser abraçada.
Apesar de Kaya já ter passado por bastante coisa em tão pouco tempo de vida, isso não a impediu de ser uma gatinha super carinhosa e brincalhona. De acordo com o The Dodo, a TO Rescue também escreveu que não só Kaya é a gatinha mais fofa do mundo, mas também é muito doce. Todos que conhecem Kaya se apaixonam por ela e ela se dá muito bem com todos, incluindo outros gatos e cachorros.
Odelkis Barrera contou que a personalidade de Kaya é mais do que incrível. Segundo ele, tudo que a gatinha quer é ser mimada, amada e acariciada. E ela nunca se cansa, pois quando não está recebendo carinho, ela se acaricia nas pessoas. A gatinha brinca com seu brinquedo favorito, que é uma caixa de papelão, quando não está se aconchegando com seus tutores temporários. Ela passa horas brincando dentro da caixa, definitivamente se mantendo bem entretida.
Kaya já está com cinco meses e meio de idade, mas até agora não recebeu nenhum pedido de adoção. Recentemente ela passou por uma cirurgia para ajudá-la a enxergar melhor, diminuindo o desconforto nos seus olhos. Apesar de sua visão não ser das melhores, a gatinha aprendeu a se locomover facilmente, conseguindo perceber quando há alguém por perto.
Segundo Odelkis, a TO Rescue quer um ambiente agradável para Kaya e um lar em que as pessoas possam dedicar o tempo que ela precisa. Kaya se dá bem com outros animais, encontrando conforto procurando por cães e gatos, assim como também ao brincar com eles.
Mesmo que o mundo esteja demorando a perceber como Kaya é uma gatinha legal, ela se mantém ansiosa para encontrar um lar amoroso para ela, e para sempre.