EnglishEspañolPortuguês

MAIS CONFORTO

“Gatificação”: como preparar sua casa para receber um gatinho

Desde móveis adaptados até brinquedos, são vários os itens que vão deixar sua casa bem mais aconchegante para a chegada do gatinho

27 de agosto de 2024
Mayra Cardozo
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Alto Astral

Você sabe o que é uma casa “gatificada”? Basicamente, esse conceito, que tem se tornado cada vez mais popular, consiste em adaptar o seu lar para que seu gatinho possa ter o maior conforto físico e emocional possível. A ideia é que o lar fique bem aconchegante para o gato e permita que ele expresse seu comportamento natural.

“Gatos são animais curiosos, ágeis e territorialistas, e proporcionar um ambiente enriquecido com brinquedos, tapetes e um espaço específico para a alimentação ajuda na redução de ansiedade e no relacionamento do animal com o tutor”, destaca a veterinária Marina Meireles.

Pensando nisso, a especialista compartilhou algumas dicas de como transformar a sua casa em um verdadeiro paraíso para os gatos.

Proporcione brincadeiras

Assim como os cachorros, os gatos também adoram brincar, tanto sozinhos quanto com os tutores. Além disso, as brincadeiras ainda os estimulam física e mentalmente, o que é ótimo para a saúde deles.

Dessa forma, em uma casa perfeita para gatos é essencial ter brinquedos adequados para eles. É o caso das varinhas com penas na ponta, que simulam presas e ajudam o felino a satisfazer seu instinto de caça. Há ainda circuitos e itens que desafiam o gatinho, fazendo com que precise usar a mente.

Ofereça móveis específicos para gatos

Investir em móveis projetados especialmente para os gatos pode melhorar significativamente a qualidade de vida deles. Arranhadores permitem que os eles afiem as garras e marquem seu território, o que é essencial para o comportamento natural da espécie. Ademais, ajudam a proteger os móveis da casa contra arranhões indesejados.

Já as árvores de gatos oferecem múltiplos níveis para que eles explorem e brinquem, estimulando atividades físicas e mentais. Esses móveis específicos não apenas satisfazem as necessidades instintivas, mas também promovem um estilo de vida mais saudável e ativo, prevenindo o tédio e o estresse.

Alimente-os e hidrate-os adequadamente

Todo mundo sabe que, para qualquer ser vivo, se alimentar e hidratar corretamente é uma das chaves para o bem-estar, não é mesmo? E com os felinos não é diferente!

Tenha sempre em casa bebedouros automáticos, que mantêm a água limpa, fresca e em movimento. Isso faz com que os gatos queiram beber mais água e, assim, se previnam contra problemas renais e urinários comuns. Também deixe a comida do animal em um local de fácil acesso e em tigelas que não se movam facilmente.

Enriqueça o ambiente

Proporcionar diferentes texturas e superfícies para os gatos explorarem contribui para o bem-estar físico e mental. Tapetes macios, cobertores e almofadas são ideais para criar áreas confortáveis onde eles possam se acomodar e relaxar.

Cada tipo de superfície oferece uma experiência sensorial única, estimulando os sentidos e promovendo comportamentos naturais, como amassar e arranhar. O uso de difusores de feromônio também é altamente recomendável. Esses dispositivos liberam substâncias que imitam os feromônios faciais dos gatos, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

    Você viu?

    Ir para o topo