EnglishEspañolPortuguês

AMADA POR TODOS

Gata chefe de estação de trem morre aos 15 anos e mais de 500 pessoas comparecem ao funeral

Nitama era uma gata tricolor que trabalhou como a segunda gata chefe de estação ferroviária na linha Kishigawa da Wakayama Electric Railway Co., no Japão.

16 de dezembro de 2025
Charlotte Phillipp
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Kyodo via AP

Amantes de gatos no Japão estão de luto pela morte de um querido gato que trabalhava como chefe de estação de trem, falecido aos 15 anos de idade.

Segundo o Japan News, Nitama — a gata tricolor que trabalhou como a segunda gata chefe de estação da linha Kishigawa da Wakayama Electric Railway Co. — foi homenageada com um funeral no sábado, 13 de dezembro, em sua casa na estação Kishi, localizada na província de Wakayama, no Japão.

A empresa ferroviária informou que Nitama faleceu em 20 de novembro, após adoecer no final de outubro de 2025.

Cerca de 500 pessoas se reuniram para o funeral da gata, incluindo funcionários da ferrovia e fãs de Nitama. A multidão assistiu enquanto a Wakayama Electric Railway Co. homenageava a falecida gata e lhe concedia o título de “Chefe de Estação Honorária Especial”.

Após a cerimônia, os presentes admiraram um retrato de Nitama e fizeram orações para que a felina encontrasse descanso e paz na vida após a morte. Os participantes também montaram um altar com flores e latas de ração para gatos perto da estação.

“Ela trabalhou diligentemente e proporcionou um conforto insubstituível”, disse Mitsunobu Kojima, presidente da Wakayama Electric Railway e presidente do comitê funerário. “Nitama, por favor, vele pela Wakayama Electric Railway do céu ao lado do Chefe de Estação Tama.”

Foto: Kyodo via AP

O período de Nitama como chefe da estação começou em 2015, após a morte de Tama, outra gata tricolor, que se tornou a primeira da estação a assumir o cargo, criado para ajudar a divulgar a linha ferroviária que enfrentava dificuldades financeiras.

Nitama nasceu na cidade de Okayama, a cerca de 250 quilômetros (aproximadamente 155 milhas) de Wakayama, e foi posteriormente adotada pela companhia ferroviária depois que alguém a encontrou se abrigando embaixo de um carro em um dia chuvoso.

Na época, Mitsunobu disse à CNN que Nitama se formou na Escola de Treinamento de Chefes de Estação da Caterpillar com notas altas — os principais requisitos eram uma personalidade extrovertida e a disposição para usar chapéu.

“O motivo pelo qual nomeei Nitama como sucessora de Tama é que ela tinha experiência de ensino adquirida diretamente com Tama”, disse Mitsunobu. “Tama era muito tranquila e raramente se irritava, embora fosse rigorosa com sua subordinada Nitama.”

A antecessora de Nitama, Tama, é reconhecida por ter arrecadado 1,1 bilhão de ienes (US$ 9,2 milhões) para a linha ferroviária durante seu primeiro ano e por ter aumentado o número de passageiros em 17%, segundo a CNN. Ela também recebeu um monumento em sua homenagem em Kishi após sua morte.

Traduzido de People.

    Você viu?

    Ir para o topo