EnglishEspañolPortuguês

FIEL ESCUDEIRA

Gata adotada por bombeiros ajuda a evitar incêndio em quartel no Distrito Federal

'Fumaça' vive há mais de 10 anos no 15º Grupamento de Bombeiros Militar da Asa Sul. Gata ajuda a hastear bandeira, faz companhia nos plantões e identificou foco de incêndio em secretaria.

23 de fevereiro de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Gata dos bombeiros em frente a uma viatura do Batalhão — Foto: Arquivo pessoal/15ºGBM/ g1

Uma gatinha chamada Fumaça foi adotada e vive há mais de 10 anos no 15º Grupamento de Bombeiros Militar da Asa Sul, no Distrito Federal, e além hastear a bandeira todos os dias com os “colegas de trabalho”, Fumaça já ajudou a identificar um incêndio no quartel.

O sargento Queiroz conta que Fumaça foi a responsável por avisar sobre um foco de incêndio no Batalhão. Os bombeiros não estavam próximos à sala da secretaria, quando um aparelho eletrônico pegou fogo. Foi a gatinha que viu a situação e correu para avisá-lo.

Queiroz diz que ficou sem entender o que a gata queria, mas começou a seguir a mascote, que o levou até a sala onde o incêndio acontecia.

“Quando cheguei na secretaria, estava inundado de fumaça. O fogo começou num roteador e foi se espalhando. Graças à Fumaça a gente viu a tempo, consegui chamar o pessoal, abrimos a secretaria e apagamos o incêndio”, conta o sargento.

A gatinha é castrada e está sempre com a vacinação em dia. Ela “apareceu” no quartel e os soldados a acolheram com todo amor e cuidados e hoje, ela é a alegria da corporação.

Na troca de turno, Fumaça ajuda a conferir as viaturas — Foto: Arquivo pessoal/15° GBM/ g1

Com informações do g1.

Você viu?

Ir para o topo