Dando continuidade ao combate a crimes ambientais na área do Parque Estadual dos Três Picos, fiscais da unidade de conservação detiveram dois menores, residentes no Meudom, que caçavam pássaros na Floresta do Jacarandá nesta segunda-feira. Eles foram flagrados quando dormiam no final da trilha que leva ao mirante Dominguinhos, tendo ao lado três gaiolas, dois alçapões e oito redes para captura de pássaros. Os adolescentes foram conduzidos para a 110ª Delegacia de Polícia. Eles já estavam com três aves da espécie Pichanchão, que está na lista de extinção.
Os menores foram flagrados por volta das 10h30 e contaram que ingressaram na Floresta do Jacarandá por volta das 6h, mas não quiseram assumir que estavam ali para caçar pássaros. Uma moradora do Meudom, mãe de um e tia do outro menino, assinou termo se comprometendo a apresentá-los à Vara da Infância e Juventude e alegou que não sabia que eles haviam ido para a mata caçar passarinhos. As aves foram apreendidas e encaminhadas para análise de um veterinário. Se estivem em boas condições, e ainda não adaptadas ao cativeiro, os pássaros serão soltos. Caso contrário, ficam um período em um centro de triagem.
Na semana passada, agentes do Instituto Estadual do Ambiente, órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, e da administração do Parque Estadual dos Três Picos, apreenderam armas, munições e material de caça na área da conservação ambiental. A fiscalização aconteceu próximo à rodovia RJ-116, entre Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo, e reflete o trabalho que vem sendo realizado em toda região, inclusive Teresópolis. E com a instalação da sede do parque no município, o combate aos crimes ambientais vai ser ainda mais rigoroso.
Fonte: O Diário de Teresópolis