EnglishEspañolPortuguês

Garota pede uma carroça com cavalo para pai em programa de televisão

12 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Garota pede ao apresentador do programa Balanço Geral uma carroça com cavalo, sem saber como é duro para o cavalo puxar carroça. Foto: TV Record
Garota pede ao apresentador do programa Balanço Geral uma carroça com cavalo, sem saber como é duro para o cavalo puxar carroça. Foto: TV Record

Na edição do último dia 12, uma garota de 14 anos pediu ao apresentador do programa Balanço Geral, da Rede Record de São Paulo, uma carroça com cavalo para que seu pai, carroceiro, possa trabalhar melhor. O pedido parece um gesto bonito, mas infelizmente se caracteriza pelo desconhecimento, por parte dela, de como os cavalos sofrem ao serem forçados ao trabalho de carga.

Os cavalos “de tração”, que há alguns anos vêm tendo sua aposentadoria e proibição demandada pelos defensores dos animais, sentem na pele o que é o fardo de puxar carroça. Obrigados a trabalhar de sol a sol sob comandos de uma rédea e um açoite, são forçados a puxar centenas de quilos carregados em carroças, e não é difícil que caiam de exaustão quando forçados a uma carga demasiadamente pesada e submetidos a um sol escaldante.

A quem puder, fica a recomendação de que as entidades de defesa animal atendam de forma alternativa ao pedido da menina: ao invés de uma carroça com cavalo, presenteiem-na com um “cavalo de lata”, veículo não movido a combustível sujo que, seja movido a eletricidade ou a pedaladas do carroceiro, realiza um trabalho ainda melhor do que o que um cavalo escravizado realizaria. E também que promovam a conscientização dessa família necessitada, sobre por que é preferível usar “cavalos de lata” a explorar animais para trabalho. Não é necessário realizar sonhos sacrificando a liberdade e as necessidades individuais de um ser vulnerável.

Você viu?

Ir para o topo