EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Gansa com má formação recebe prótese de bico para poder se alimentar melhor

30 de outubro de 2021
Yasmin Casal I ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Fonte: Reprodução EPTV

A funcionária pública Viviane Nogueira conseguiu a doação de uma prótese de bico para uma gansa que vive no lago do parque do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT), em Valinhos (SP). Sensibilizada com a situação da ave, que nasceu com uma má formação no bico que dificultava sua alimentação, ela procurou várias clinicas veterinárias até encontrar uma que concordasse em fazer o procedimento em Barretos.

Especialista em aplicação de próteses animais, a veterinária Maria Ângela Panelli realizou a cirurgia de forma gratuita e ajudou no transporte do animal nos 350km entre as duas cidades no dia 25 de setembro. Para realizar a retirada e a devolução do animal do parque, Viviane precisou da autorização da Prefeitura de Valinhos e de um termo de adoção antes de levá-la para o procedimento que levou duas horas. Após a cirurgia, a gansa precisou ficar fora do parque durante um mês.

Conforme a veterinária Maria Ângela: “A gente aprendeu essa técnica para cães e gatos e eu adaptei para animais silvestres. Implantamos fios cirúrgicos, retorcidos para ficar anatomicamente próximo do formato do bico. Aí sim a gente prepara a resina acrílica, tinge para ficar parecida com o bico e molda no local. Agora, é vida normal para Alice.”

Foi, inclusive, o sobrinho de Viviane que nomeou a nova amiga de Alice.

Ainda segundo a matéria, Viviane descobriu o animal enquanto realizava caminhadas no parque. Menor do que os outros animais e com dificuldades para se alimentar, a funcionária pública passou a alimentar a gansa com alimentos pastosos. Liberada na última quinta-feira (14) pela veterinária, a ave já consegue consumir alimentos mais sólidos e foi liberada para retornar à represa do parque.

Você viu?

Ir para o topo