Um morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, encontrou um gambá perdido na rua Espírito Santo e junto com o Grupamento Tático Ambiental do município, ajudou a resgatar e devolver o animal à natureza. As informações são do jornal O Dia.
Os agentes que auxiliam no combate a princípios de incêndios contam que desde julho já resgataram diversos animais de várias espécies.
“Como o gambá não precisava de cuidados veterinários, soltamos ele na área de proteção ambiental do município, depois de resgatá-lo. Caso contrário, iríamos encaminhá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS), que fica em Seropédica. Lá, os animais recebem os cuidados adequados para, então, retornarem à natureza”, comenta Wanderley Fordiani, subsecretário municipal de Segurança.
Em casos como estes, ao encontrar um animal silvestre nas áreas urbanas, é preciso acionar imediatamente a Guarda Municipal, Polícia Militar Ambiental ou Centro de Controle de Zoonoses da cidade, para o resgate do animal.
Vale ressaltar que animais silvestres não devem ser levados para casa, uma vez que a apropriação ilegal de animais silvestres sem o devido registro é crime previsto por lei.