EnglishEspañolPortuguês

PERDA DE HABITAT 

Gambá aproveita momento de calma em rua movimentada para reencontrar filhotes em MG

Família foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros no Bairro Lídice reconduzidos ao seu habitat natural no Parque Estadual do Pau Furado, onde a espécie poderá se desenvolver.

21 de novembro de 2025
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fernanda Paranhos/Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (19/11), moradores do bairro Lídice, em Uberlândia (MG), tiveram uma visita inesperada e curiosa: uma mamãe gambá acompanhada de sete filhotes. O animal foi flagrado por câmeras de segurança em uma travessia que foi uma verdadeira aventura.

A mamãe gambá atravessou uma das ruas mais movimentadas da região Central de Uberlândia, a Duque de Caxias, para encontrar os filhotes no canteiro de uma residência.

Ponto a ponto do vídeo

  • O gambá é avistado caminhando na rua em direção à calçada;
  • Por outro ângulo, o animal é visto subindo na calçada e entrando no canteiro;
  • Os bombeiros militares chegam e iniciam o processo de captura;
  • A mamãe gambá é filmada com um filhotinho nas costas;
  • Bombeiro militar solta a família no Parque Estadual do Pau Furado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a moradora da casa percebeu a presença dos animais pelas câmeras de segurança, no momento em que recebia uma entrega. Em dois ângulos, é possível ver o animal atravessando a rua em um breve momento de pausa no trânsito e entrando entre as plantas do canteiro.

Segundo os bombeiros, quando chegaram, a fêmea estava dormindo rodeada pelos filhotes.

Com o uso de equipamentos adequados, como ganchos e cambão, os militares realizaram a captura da família em segurança. Após avaliação, os bombeiros constataram que nenhum dos animais apresentava ferimentos.

Concluída a operação, a família foi levada para o Parque Estadual do Pau Furado, área de preservação ambiental considerada ideal para o desenvolvimento da espécie.

O que fazer ao avistar animais silvestres na cidade?

O Corpo de Bombeiros recomenda que qualquer pessoa, ao avistar a presença de um animal silvestre na zona urbana, devem acionar a corporação pelo números 193. Com essa atitude, os militares afirmam que fica mais garantida não só a segurança da população, mas também o bem-estar da fauna local.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo