A PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou uma caminhonete onde eram transportados 12 galos de rinha e duas galinhas.
Os ocupantes do veículo foram multados e responderão pelo crime ambiental, flagrado ontem à noite, na BR-163, em Jaraguari, cidade distante 44 quilômetros de Campo Grande (MS).
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), os 12 galos estavam feridos e no veículo havia panos sujos de sangue.
Os galos estavam com capas e os pés amarrados, para evitar que se movimentassem. Já as galinhas estavam em uma caixa de couro.
Na caminhonete havia seis biqueiras, buchas e luvas, além pomadas e medicamentos. Segundo a PMA, os galos apresentavam sinais ferimento na cabeça.
A PMA esclarece que os galos eram índios, que são usados exclusivamente para briga porque a carne é inadequada ao consumo por ser pouca e dura.
As aves estavam na caminhonete Hilux, placa NUA-8070, onde estavam Alan Araujo Cabral, 37 anos, e Eudes Tarciso de Aguiar, 38 anos.
Cada um teve de pagar multa de R$ 7 mil. Eles também responderão pelo crime ambiental.
Alan e Eudes responderão por maus-tratos a animais, crime previsto no artigo 32 da lei ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de três meses a um ano de detenção.
A Polícia aponta que os animais podem ter sido usados em rinha na cidade de Ponta Porã. Os dois são moradores de Mato Grosso.
Fonte: Aquiduana News