A protetora Whittney Jaques é voluntária em um abrigo para cães e todos dias vai até o local para lavar os canis, levar os animais para dar um passeio e oferecer ajuda em todas as áreas necessárias, mas um dia ela ficou muito surpresa. Enquanto andava pelos corredores e via os rostos conhecidos dos cãezinhos, deu de cara com um galo.
Ela ficou, primeiramente, até assustada, mas viu que a ave estava muito tranquila. “Ele apenas olhou para mim como: ‘E você é?’ … Fiquei chocada e encantada! Nunca em todos os meus anos de voluntariado eu tinha visto um galo. Era especialmente engraçado que ele estivesse em um canil com uma cama”, disse em entrevista ao The Dodo.
Jaques nunca tinha se deparado com uma situação como aquela e não sabia ao certo o que fazer. Ela apenas observou e percebeu que os cães não estavam agitados ou incomodados, ao contrário. O galo estava muito confortável e os cachorros também. “Claramente, o galo estava acostumado a ser o líder de sua matilha e os cães decidiram acompanhá-lo”, afirmou.
Como todos os animais estavam agindo como se fosse uma situação totalmente normal, Jaques seguiu o exemplo e continuou suas tarefas voluntárias normalmente. Mais tarde, ela enviou uma mensagem para um dos funcionários do abrigo, que confirmou que o galo costumava aparecer no local, mesmo o abrigo não sendo adaptado para acolhê-lo.
Para a tristeza dos cães, o galo não ficou muito tempo no local. Ele foi adotado por um sargento do departamento de polícia local e agora está vivendo sua melhor vida. Não que ele provavelmente se importasse em ficar um pouco mais no abrigo – ele com certeza parecia gostar de ser um dos cachorros.