EnglishEspañolPortuguês

INSTINTO MATERNAL

galinha 'adota' filhotes de gata em chácara no interior de SP

Ela passou a proteger os gatinhos dentro de um ninho, em São Carlos (SP), enquanto a mãe só aparece no local para amamentar e higienizar os bebês.

16 de fevereiro de 2026
4 min. de leitura
A-
A+

O instinto maternal de uma galinha impressionou os proprietários de uma chácara em São Carlos (SP): ela ‘adotou’ os filhotes de uma gata e passou a protegê-los dentro do ninho, enquanto a mãe verdadeira só aparece no local para amamentar e higienizar os bebês.

A dona de casa Maria Roseli Finotte Festa contou que foi surpreendida no momento em que foi buscar ovo e percebeu que os gatinhos estavam embaixo da galinha. “Voltei para trás e falei para meu marido: ‘Você colocou os ninhos para a galinha chocar ou para criar gato?'”.

A galinha assume a maternidade com ‘guarda compartilhada’. Ela fica aquecendo os filhotes dentro do ninho e cuidando deles na ausência da gata. “Não tem briga, não tem nada”, disse Maria.
A médica veterinária Stéphanie Ferguson Motheo afirmou que se trata de uma relação diferenciada, que tem a gata voltando para fazer a amamentação e cuidado de higiene dos filhotes, enquanto a galinha faz a proteção, até contra predadores.
Galinha ‘adotou’ filhotes de gata em chácara de São Carlos (SP) — Foto: Ely Venâncio/EPTV
“E acalenta naquele momento, uma vez que a gatinha só vai em momentos específicos”, complementou.

A Sarah Maria Festa Lopes, de 11 anos, também mora no sítio e ficou encantada com o carinho entre os gatos e a galinha. “Engraçado né? Pelo fato da galinha ter adotado os filhotinhos, mas acho bem legal”.

    Você viu?

    Ir para o topo