Antecipando a Semana Nacional da Mata Atlântica que acontecerá de 25 a 29 de maio, a Promotoria Regional Ambiental de Santo Antônio de Jesus realizou dois eventos nesta quinta-feira (14). Com o apoio da Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiro, várias gaiolas foram queimadas na sede do 14º Batalhão e os animais capturados foram soltos em uma reserva ambiental no município de Varzedo.
De acordo com o promotor, Dr Julimar Barreto Ferreira, por ano são retirados das florestas brasileiras mais de 20 milhões de animais, desses, 90% morrem antes de chegar ao consumidor. “Esses pássaros são maltratados, ficam estressados, às vezes são colocados em caixas e levados para o sul do país em ônibus e caminhões, ficando três dias na estrada sem agua e sem alimento, por isso a maioria morre”, disse o promotor.
Dr Julimar ressaltou a importância dos animais silvestres para a fauna: “Uma floresta sem a existência de animais é uma floresta fadada ao colapso. São os animais que espalham as sementes e fazem nascer novas árvores, se não tiver animais as florestas vão se acabar com o tempo”, concluiu o promotor, lembrando a população que não é necessário mandado judicial para a autoridade policial apreender animais, além disso, o criador é conduzido a Delegacia e responderá por crime ambiental.
Fonte: Tribuna