EnglishEspañolPortuguês

VÍDEO

Fuzileiros da marinha resgatam raposinha em região atingida por cheias em Portugal

A Marinha Portuguesa conseguiu resgatar a raposa que estava isolada pela água.

16 de fevereiro de 2026
Mariana Melo
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marinha Portuguesa

As tempestades não escolhem as suas vítimas, e entre casas, pessoas e animais domésticos, também a vida selvagem tende a ser apanhada pelo mau tempo. Esta sexta-feira, 13 de fevereiro, a Marinha Portuguesa resgatou uma raposa que precisava de ajuda.

A notícia foi adianta pela Renascença, que explicou que o caso decorreu em Montemor-o-Velho e Ereira, depois de o animal ser avistado isolado numa das margens do rio. Ao avistar os militares que se aproximavam para ajudar, saltou assustado para a água. Ainda assim, foi apanhado e transportado em segurança.

Nas redes sociais, a instituição compartilhou imagens das ações de apoio à população que levou a cabo no mesmo dia, incluindo uma que documenta o salvamento da raposa.

Na descrição, adianta o empenho em garantir apoio face às condições meteorológicas e cheias consequentes que “atingiram várias regiões do território nacional, devido à passagem de diversas depressões”.

Assim, a Marinha destaca o impacto positivo da presença das suas equipas que, ao longo do dia, “contribuíram para o resgate de cerca de 290 animais, para a remoção de mais 29 toneladas de detritos fluviais, bem como a recuperação de infraestruturas, sistemas e transporte diário que servem de apoio a milhares de habitantes”.

Desde o início das tempestades, a organização disse ter contabilizado um número total de 282 resgates de pessoas, removido 429 toneladas de detritos fluviais, feito o reconhecimento de quase 220 quilómetros de infraestruturas elétricas, bem como a recuperação e apoio a mais de 335 infraestruturas habitacionais e de serviços públicos, e realização de 240 ações de apoio a equipamentos de produção de energia. Foram ainda ajudados 395 animais.

Para concretizar as operações, a Marinha disse ter empenhado cerca de 549 militares e elementos da Polícia Marítima, 71 viaturas, 56 embarcações, cinco geradores, 17 drones e um helicóptero.


Fonte: Pets in Town

    Você viu?

    Ir para o topo