EnglishEspañolPortuguês

DESESPERADOR

Furacão Helene deixa animais e abrigos em situação crítica nos Estados Unidos

ONGs de regiões não afetadas estão acolhendo cães, gatos, cavalos, entre outros, já que as instituições locais não possuem eletricidade e água potável

4 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: madisonkittay

Cães, gatos, cavalos e outros animais estão em situação de risco, presos em áreas inundadas e sem acesso a cuidados adequados por conta do furacão Helene, que devastou o sudeste dos Estados Unidos. Abrigos de animais e ONGs locais enfrentam dificuldades com a falta de água potável e infraestrutura para acomodar os resgatados.

Imagens comoventes mostram socorristas salvando cães desesperados que estão presos entre os destroços. Outros vídeos mostraram cavalos em comunidades rurais devastadas sendo puxados com água até o peito, incluindo uma filmagem de pessoas libertando vários deles de uma fazenda inundada que, de acordo com os proprietários, havia sido abandonada.

Segundo autoridades, o furacão passou por estados como Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee e Carolina do Norte.

A tempestade deixou diversas casas e estabelecimentos sem eletricidade, e comunidades inteiras sem uma fonte confiável de água potável. Isso significa que muitos animais resgatados ainda não estão seguros, já que os abrigos locais para os quais eles iriam normalmente não conseguem cuidar deles, sem mencionar os inúmeros outros animais já sob seus cuidados.

Em resposta, abrigos de outros estados intervieram para ajudar, com grupos de resgate de todo o país enviando recursos e aceitando o transporte de animais para acolhê-los e ajudar a encontrar lares temporários em novas cidades.

A ONG Sociedade Humanitária de Asheville, na Carolina do Norte, foi devastada pelo furacão e evacuou pelo menos 100 animais desde que a tempestade passou, principalmente devido à perda de água potável.

“A água potável e limpa é um recurso essencial para manter os animais hidratados, mas também é necessária para limpar os canis e garantir que as mãos estejam higienizadas em preparação para procedimentos médicos”, disse Colleen Daly, coordenadora de conteúdo da Sociedade Humanitária de Asheville, ao Citizen Times. “E é extremamente difícil, se não impossível, cuidar do número de animais sob nossos cuidados dadas essas circunstâncias. Está sendo um desafio sem precedentes para cuidar dos nossos animais”, acrescentou.

ONGs de outros estados estão acolhendo animais abandonados pela destruição causada. Um caminhão com 14 cães do abrigo Aiken County, na Carolina do Sul, deve chegar ao Potter League for Animals em Rhode Island, no nordeste do país.

Em Wisconsin, no centro-oeste dos EUA, mais de 100 animais pousaram no aeroporto local na manhã de terça-feira (01/09) e foram recebidos pela Sociedade de Bem-Estar Animal. “Estamos ajudando a desocupar abrigos para que os animais que têm famílias amorosas no sudeste possam voltar para casa”, disse a diretora executiva da sociedade, Maggie Tate-Techtmann, ao TMJ4.

    Você viu?

    Ir para o topo