Por Lobo Pasolini (da Redação)
Marianne Thieme (foto) virá ao Brasil para o 12 Festival Vegano que acontece entre os dias 22 e 25 de julho no Rio de Janeiro. Marianne é uma política holandesa, ativista animal e publicitária. É presidente e líder do Partido para os Animais, primeiro partido dos direitos animais na história a ter representação em um parlamento nacional. Em 2002, Marianne e outros protetores dos animais fundaram o Partido para os Animais (Partij voor de Dieren). Em novembro de 2007 seu partido conseguiu dois assentos no Parlamento Holandês, nove assentos nos Governos Provinciais da Holanda e um assento no Senado. Ela foi eleita Talento Político de 2006 pela imprensa parlamentar da Holanda. Marianne publicou um livro sobre direitos animais (‘The Animal’s Century’) e dezenas de artigos sobre criação intensiva de animais, caça, testes em animais, gripe aviária, rituais de abate, pele, pesca e vegetarianismo.
Em 2008, apresentou o DVD Meat the Truth, legendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira com o título Meat the Truth: Uma Verdade Mais que Inconveniente. O filme é uma resposta ao “Uma Verdade Inconveniente” do Al Gore, que trata de algumas das causas do aquecimento global, poluição e males afins, mas deixa a questão da pecuária de lado. “Meat the truth” é o primeiro documentário a explorar a relação entre o consumo de carne e as mudanças climáticas.
A fundação Nicolaas G. Pierson, que produziu “Meat the truth” é uma espécie de braço científico do Partido dos Animais da Holanda, primeiro e único do mundo. Ao longo de pouco mais de uma hora, o filme mostra exemplos dos dados levantados pelo documento da FAO e faz uma avaliação crítica do que ele qualifica de modelo norte-americano carnívoro de dieta. Aponta também o impacto da pecuária sobre áreas naturais sendo transformadas em pastagem, com destaque para a Amazônia.
O senador Niko Koffeman, presidente da fundação Nicolaas G. Pierson, também estará presente no evento.