O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Fundação de Saúde de Rio Claro (SP) alcançou marca superior a 900 cirurgias de castração de animais desde a inauguração do Centro Cirúrgico em 15 de abril.
Até o dia 9 de setembro foram castrados 503 caninos e 414 felinos, machos e fêmeas. Esses números mostram que a meta inicial, que era de 100 castrações mensais, foi em muito superada.
O centro cirúrgico realiza, gratuitamente, a castração de cães e gatos, priorizando animais cujos tutores não dispõem de recursos para pagar essa cirurgia em clínicas particulares. O objetivo da castração é evitar que os animais procriem descontroladamente e que fiquem perambulando pelas ruas, sem cuidados básicos, sujeitos a todo tipo de riscos.
Além da castração, o CCZ, através do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), procura orientar a população sobre a guarda responsável de animais, ou seja, os deveres que o dono tem em relação ao seu animal. Alimentação, vacinas, higiene, espaço físico condizente e carinho são cuidados essenciais que o proprietário deve ter com o animal, já que ele depende do ser humano para tudo e, uma vez escolhido como animal de estimação, deve receber atenção do tutor.
O trabalho de castração e o incentivo à guarda responsável de animais são apenas dois exemplos do trabalho do CCZ, setor da Fundação Municipal de Saúde que é referência também para os municípios vizinhos.
O recomendável, em se tratando de castração, é que o procedimento seja feito precocemente, quanto mais cedo possível. Com a cirurgia, os hormônios diminuem, a libido reflui, o que tende a deixar o animal mais caseiro, notadamente aquele que não tenha sido criado solto, nas ruas. O mais importante, no entanto, é que a castração elimina a possibilidade do animal procriar.
Informações pelos telefones: 3535-4441 e 3527-0309.
Fonte: Jornal Cidade