A fundação Animal Legal Defense acusa o zoológico de manter os animais em condições precárias, violando a Lei de Espécies em Perigo (ESA) e as leis estaduais de proteção animal.
Os animais da Olympic Game Farm são declaradamente mantidos em condições muito abaixo do padrão, afetando sua saúde mental e física. Estes incluem animais protegidos pela ESA, como leões que são forçados a viver em pequenas e sujas gaiolas sem abrigo do frio e lobos cinzentos que não saem da visão pública, andando de um lado para outro em suas gaiolas, entre outros sinais de estresse.
Ursos marrons também são mantidos em gaiolas inadequadas, sem estímulo mental suficiente, e são assediados por visitantes que tem permissão para jogar quantidades ilimitadas de pão para eles.
Um visitante relatou ter visto um corte de cinco polegadas no ombro de um urso.
Os visitantes observaram e documentaram outros animais feridos e doentes no zoológico, incluindo um tigre siberiano mancando com a perna de trás, provavelmente por um piso inadequado.
A Olympic Game Farm continuou a exibir outro tigre, chamado Amadeus, enquanto ele estava doente e morrendo.
Em setembro, o Animal Legal Defense Fund enviou à Olympic Game Farm uma notificação de intenção de processar o zoológico na estrada. A notificação alegou violações da ESA, do Washington Endangered Species Act e das leis estaduais de crueldade com animais.
O Animal Legal Defense Fund ofereceu-se para ajudar na transferência de todos os animais para santuários de boa reputação, sem nenhum custo para o zoológico. Os proprietários não conseguiram fazer melhorias que cumprissem a lei ou e não trabalharam com o Fundo de Defesa Legal Animal na transferência dos animais, resultando no processo que foi apresentado.
“Nenhum animal deveria viver nessas condições, e a lei concorda. Tanto a Lei de Espécies Ameaçadas quanto as leis de proteção animal do estado de Washington tornam ilegal que a Olympic Game Farm mantenha os animais dessa maneira desumana”, afirmou o diretor-executivo do Animal Legal Defense Fund, Stephen Wells. “Esses animais merecem viver em santuários capazes de fornecer alimentação e cuidados médicos adequados e um habitat que possa proporcionar um movimento saudável e comportamentos sociais. Estamos determinados a buscar todas as vias legais para alcançar esse resultado”. As infirmações são da World Animal News.
Os problemas na Olympic Game Farm infelizmente não são únicos. Em todos os Estados Unidos, os animais são mantidos em zoológicos de beira de estrada semelhantes, que ainda funcionam pela falta de fiscalização das leis federais e estaduais de proteção aos animais.