EnglishEspañolPortuguês

LAGES (SC)

Funcionários de posto de gasolina são flagrados colocando cães em situação de rua em caminhão baú

24 de julho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um vídeo ganhou grande repercussão nessa segunda-feira (22), mostrando funcionários do posto de combustíveis Peruzzo, em Lages, recolhendo seus cachorros em situação de rua e os colocando em um caminhão.

A ação causou indignação entre os moradores, levando o posto a emitir um comunicado oficial.

Conforme relatado por uma moradora, seu marido perguntou aos funcionários sobre o destino dos cães, recebendo a resposta de que os animais seriam levados para um sítio.

Em reação à repercussão, a administração do Posto Peruzzo explicou que a retirada dos animais foi uma medida extrema devido ao suposto comportamento agressivo dos cães, que estavam atacando os clientes.

Sobre o caso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lages comentou nas redes sociais que dois dos seis animais foram encontrados em uma rodovia pelo fiscal do meio ambiente do município e estão agora sob seus cuidados.

A veterinária Fabíola Hedel destacou que o CCZ não é responsável por recolher animais saudáveis, mas sim aqueles com zoonose ou suspeita de maus-tratos. Ela enfatizou que o local será multado até que todos os animais sejam localizados.

Vale pontuar que abandono de animais é considerado maus-tratos e é crime, conforme estabelecido pela legislação brasileira.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) tipifica maus-tratos a animais, incluindo abandono, como uma prática punível com detenção e multas. O ato de deixar animais desamparados coloca em risco sua integridade física e psicológica, constituindo uma grave violação dos direitos dos animais.

A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitos questionando o destino dos animais e criticando o manejo adotado pelo posto. Alguns moradores alegaram que os cães apenas atacavam em autodefesa.

Fonte: NSC

    Você viu?

    Ir para o topo