A organização Animal Aid divulgou filmagens de câmeras secretas do matadouro PJ Hayman & Sons, localizado em Ottery St Mary, Devon, na Inglaterra, nas quais é possível ver dois trabalhadores batendo em vacas com um cano, momentos antes de serem mortas. O vídeo, divulgado por defensores dos direitos animais, no dia 18 de setembro deste ano, levou a uma grande investigação.
Nas filmagens, também é possível ver um trabalhador encurralando o pescoço de uma das vacas no portão, enquanto zomba dos animais aterrorizados. Um deles diz em tom de chacota: “você quer carne para a ceia de natal?”
Após a divulgação do vídeo, a Agência de Normas Alimentares (FSA) abriu um inquérito para fazer averiguações acerca do caso denunciado pela Animal Aid.
Tor Bailey, integrante da organização, declarou: “PJ Hayman & Sons é um matadouro de pequena dimensão, e isso faz com que algumas pessoas pensem que seja um local mais humano, mas nós ficamos profundamente chocados e entristecidos pelo que filmamos lá.”
“O vídeo mostra ainda uma vaca sendo espancada no momento da sua morte, e o processo já terrível do abate é agravado pela flagrante incompetência”, continua. “Temos revelado, com certa frequência, cenas chocantes que afastam o mito do ‘abate humanitário’. Incentivamos qualquer um que se sinta comovido pelo vídeo a considerar tornar-se vegano, porque esta é a única maneira de assegurar o bem-estar animal.”
“A Agência de Normas Alimentares leva o bem-estar animal em matadouros com muita seriedade, e um inquérito criminal está em andamento.” “Nossa equipe de veterinários reviu os vídeos que recebemos da Animal Aid e as ações apropriadas foram tomadas dentro de 24 horas.”
“A obrigatoriedade da instalação de câmeras de vigilância em matadouros ainda neste ano é parte de medidas mais radicais a fim de assegurar proteções apropriadas para prevenir ocorrências deste tipo.”
Até ao momento, o matadouro de PJ Hayman & Sons ainda não tomou nenhum tipo de medida contra os trabalhadores que aparecem no vídeo.
Fonte: Histórias com Valor