Dois funcionários da prefeitura de Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foram presos nesta quarta-feira, 4, por matar cachorros apreendidos. Na cidade não existe um local adequado para abrigar os animais.
Por meio de denúncia anônima, a Polícia de Meio Ambiente chegou até um carro da Secretaria de Saúde. Dentro do veículo os policiais encontraram 28 cães mortos e os medicamentos usados para dopar e matar os animais.
O motorista do veículo e o homem acusado de exterminar os cães são funcionários da prefeitura. Eles foram presos em flagrante enquanto levavam os animais para o aterro controlado da cidade.
Os dois homens e também a Prefeitura de Santo Antônio do Monte vão responder pelo crime de maus-tratos a animais.
De acordo com o veterinário chefe do Centro de Controle de Zoonozes, Romario Vencelau Silva, há pelo menos dois anos esse é o destino dos animais recolhidos na cidade.
Os dois funcionários foram liberados no fim da tarde desta quarta-feira. Além de multa, que pode chegar a R$2 mil, mais R$ 500 por animal, os acusados podem pegar até um ano de cadeia. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, caso na cidade não haja um local adequado, o ideal é que os animais sejam encaminhados para municípios de maior porte que tenham condições de oferecer o tratamento.
Fonte: O Globo