Um funcionário de um zoológico na China foi acusado de crueldade com animais após espancar um texugo até a morte.
O incidente foi testemunhado por visitantes horrorizados que filmaram o comportamento do trabalhador antes de postar o clipe nas mídias sociais.
A administração do zoológico alegou que o texugo era ‘feroz’ e não um de seus animais em cativeiro. O funcionário foi penalizado, de acordo com um comunicado.
O trabalhador foi pego atacando o animal no zoológico da floresta de Dalian em 15 de agosto.
As imagens mostram um homem, vestindo uma camiseta azul (uniforme), carregando o que parece ser um texugo morto para fora do mato antes de jogar o animal no chão.
Relatos informam que ele estava trabalhando com dois colegas, vestidos com o mesmo uniforme.
O trabalhador então pegou o texugo sem vida e o arrastou pelo chão até o lixo.
Segundo informações do Daily Mail os três homens são jardineiros empregados pelo zoológico por meio de uma agência.
O vídeo provocou indignação nas redes sociais chinesas e os usuários da web instaram o zoológico a investigar o assunto.
O zoológico da floresta de Dalian descreveu o texugo como “feroz”.
Ele disse que o animal apareceu no mato em uma encosta no zoológico alguns dias antes e representa uma “séria ameaça” aos turistas.
Em um comunicado divulgado na terça-feira no Weibo e no Twitter, o zoológico disse que os trabalhadores decidiram capturar o texugo para impedir que ele “prejudicasse” os visitantes.
Texugos são animais pacíficos, de hábito noturno e apesar de terem uma mandíbula poderosa, só atacam ao se sentirem ameaçados.
O zoológico também disse que os trabalhadores decidiram espancar o texugo depois de serem agredidos e feridos pelo mamífero.
No comunicado o zoológico admitiu que os trabalhadores não haviam lidado com o incidente adequadamente.
“Estamos envergonhados pelos comportamento de nossos funcionários”, afirmava o comunicado.
Os homens foram repreendidos pelo zoológico e punidos por sua agência, acrescentou o zoológico. A vida do animal indefeso porém, foi perdida.
Animais “agressivos e ferozes”
Identificados por listras brancas e pretas em seus rostos, assim como pela pelagem cinza, os texugos podem ser encontrados em todo o mundo e são conhecidos por sua capacidade de cavar buracos no chão.
São animais dóceis, de hábitos noturnos e se alimentam principalmente de vermes e insetos.
Os texugos não são listados como espécies protegidas de animais selvagens na China.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.