A crueldade humana contra os animais, apesar de combatida diariamente, continua indignando quem luta pelos seus direitos. Um vídeo divulgado na internet mostra o momento em que um homem abandona um cachorro dentro de um saco plástico em uma mata de Barueri (SP).
Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem – que já foi identificado pela polícia -, comete o crime. Nas imagens, ele aparece uniformizado e usando crachá.
Segundo informações da Rede Record, o homem seria funcionário da prefeitura e já foi denunciado pelo crime de maus-tratos.
Moradores da região perceberam que o animal corria risco de morte e fizeram o resgate. O cãozinho foi batizado de “Nervozinho”, porque está arredio devido ao trauma causado pelos maus-tratos.
O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.