Um tamanduá foi apedrejado por um funcionário que trabalhava na limpeza da praia do Guaíba, em Guarujá (SP), na quinta-feira (08/10). O caso foi filmado e denunciado, resultando na demissão do homem.
Segundo o relato, uma mãe e sua filha flagraram o homem arremessando uma pedra contra o tamanduá que estava em uma área de mata atrás da praia. As duas ficaram indignadas e questionaram a atitude do funcionário.
Ao serem confrontados, o funcionário e outro homem alegaram que estavam utilizando a área de mata para urinar e o tamanduá teria se assustado com a presença deles. No entanto, as mulheres afirmam que flagraram agressão direta ao animal.
Ver essa foto no Instagram
As testemunhas ainda relataram que não acionaram as autoridades no momento da agressão por receio de represálias ou reações por parte dos envolvidos.
Em nota oficial, a Terracom, empresa responsável pela limpeza da praia e pelo funcionário, informou que decidiu pela demissão imediata do homem e afirmou que repudia qualquer forma de violência, inclusive contra animais.
“Repudiamos qualquer forma de violência, inclusive contra a fauna silvestre, e reforçamos que atitudes individuais não representam a cultura organizacional nem o compromisso institucional da empresa com a responsabilidade socioambiental, o respeito e a ética”, disse a empresa.
Nota da Redação: Situações dessa natureza reforçam a necessidade de investimentos permanentes em educação ambiental, formação de trabalhadores que atuam em áreas sensíveis e fortalecimento dos mecanismos de fiscalização. A convivência entre cidades e fauna exige responsabilidade coletiva, respeito à vida e compromisso com a proteção dos animais como parte integrante do equilíbrio ambiental e social.