EnglishEspañolPortuguês

DESESPERO

Fuga pela vida: dois touros escapam de ringue durante tourada na Bósnia

Sem reagir ao público, eles buscavam apenas uma rota de fuga, guiados pelo instinto de sobrevivência e desejo de liberdade.

13 de maio de 2025
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Dois touros fugiram de um ringue de touradas na Bósnia, em uma tentativa desesperada de fugir da violência imposta pelos humanos. Foram minutos de pânico e caos até que eles, exaustos e aterrorizados, infelizmente fossem recapturados à força.

Um vídeo mostra os touros escapando por uma abertura do cercado e correndo em direção ao espaço onde milhares de pessoas que assistiam ao espetáculo de violência. Sem reagir ou avançar contra o público, eles buscavam apenas uma rota de fuga, guiados pelo instinto de sobrevivência e desejo de se libertarem daquele cenário de opressão.

Nas touradas realizadas no país, os abusos começam ainda antes do evento. Os touros têm seus chifres cortados — um procedimento extremamente doloroso, já que essas estruturas são ricas em terminações nervosas. A prática, muitas vezes justificada como uma medida de “segurança” para tornar o confronto menos sangrento, apenas facilita o controle humano sobre os animais e intensifica seu sofrimento.

De acordo com as regras, as lutas são interrompidas quando um dos animais recua, o que é usado como argumento para classificá-las como uma forma “menos cruel” de tourada. No entanto, esse recuo é, na prática, um sinal de estresse, medo e cansaço, jamais de consentimento ou competição.

O caso mostra que nenhum animal aceita passivamente ser submetido à humilhação de ser exibido como objeto de entretenimento. A fuga desses touros foi, acima de tudo, um ato de resistência e um grito pela liberdade.

    Você viu?

    Ir para o topo