Fred, o elefante-marinho que foi encontrado debilitado e com emagrecimento severo na praia de Campo Grande (ES), tem respondido bem ao tratamento que está recebendo. O animal já está ativo e come normalmente.
O aparecimento de elefantes-marinhos é raro, já que habitualmente frequentam mares antárticos e subantárticos, mas realizam grandes migrações em busca de comida. Fred era conhecido no território litorâneo capixaba e foi nomeado assim por causa do jogador de futebol.
Antes de ser resgatado, Fred estava sendo monitorado pelo Projeto Baleia Jubarte e pela empresa Scitech. Ao notar que era necessário ajudar o elefante-marinho a se recuperar, o REMAB (Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil) e outras instituições como a Polícia Militar Ambiental, IEMA, IBAMA e Prefeitura Municipal de São Mateus foram contatados para resgatá-lo.
Os resultados de exames realizados durante o tratamento de Fred dirão se ele estará habilitado para ser solto de volta ao mar, ou se precisará viver mais um tempo em cativeiro até se recuperar totalmente.