Uma baleia orca perdida no rio Sena, na França, nos últimos 10 dias, foi vista na quinta-feira (26) em um ponto a cerca de 20 quilômetros de distância da cidade de Rouen.
O animal está em uma condição ruim de saúde e precisa voltar ao mar assim que possível, pois é no mar que há comida.
A baleia mede cerca de 4 metros. Ela foi vista a primeira vez no dia 16 de maio, perto da foz do rio, entre o porto de Le Havre e a cidade de Honfleur, na região da Normandia. Portanto, nos últimos dias a baleia nadou contra a corrente por mais de 10 quilômetros.
O governo francês fez um plano para tentar fazer com que a baleia comece a voltar ao mar: reproduzir sons gravados de outras baleias orcas.
Houve um encontro entre pesquisadores franceses e de outros países para decidir qual seria a melhor maneira de tentar levar a orca ao mar. O animal vai ser monitorado de longe, com um drone que também vai emitir sons de baleiras orcas. A ideia é fazer isso até que o animal volte ao mar.
O uso desses métodos não invasivos, com centenas de metros de distância, são melhores do que empregar navios, que teriam que se aproximar do animal (isso poderia piorar o estresse da baleia de uma forma ameaçadora para a saúde dela). A chance de sobrevivência da baleia não é alta.
Fonte: G1