EnglishEspañolPortuguês

Franceses são favoráveis a lei de proteção aos animais selvagens

20 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Os resultados de uma recente pesquisa deixam claro: os franceses querem uma lei para a proteção dos animais selvagens.

Créditos foto: “Le Post”

Contexto

Na França, somente os animais domésticos são beneficiados por uma lei de proteção, assim como os humanos, contra violências, maus-tratos e atos de crueldade, afirma o jornal “Le Post”. Esta lei, entretanto, não é aplicável à fauna selvagem. Todavia, todos os animais são seres sencientes – conscientes e sensíveis à dor e ao sofrimento. Todos têm o direito de viver em paz e com dignidade. A Convenção da Vida e da Natureza encomendou então, uma pesquisa ao Instituto Sofres, de modo a conhecer a opinião dos franceses sobre a criação de uma lei que permita a proteção desses animais.

A pesquisa

Realizada em fevereiro de 2011 com 1.000 franceses acima de 18 anos, a pesquisa consistiu em questões que visavam saber se as pessoas interrogadas eram favoráveis, mais ou menos favoráveis, mais ou menos desfavoráveis ou bastante desfavoráveis a uma lei que protegesse os animais selvagens contra os maus-tratos.

Larga aprovação

Os resultados da pesquisa revelaram que 87% dos entrevistados: sejam oito franceses em dez, dizem-se favoráveis à constituição de uma lei que assegure a proteção dos animais selvagens contra 7% com opinião contrária e 6% sem opinião.

Os resultados mostram que os mais jovens, entre 18 e 34 anos, assim como as pessoas de baixa renda, são mais favoráveis à aprovação de uma lei neste sentido.

Afastamento da natureza

A disparidade das respostas entre as diferentes regiões é bastante frágil, entretanto, constatou-se que as porcentagens mostram que as pessoas menos favoráveis concentram-se mais em Paris e no Centro da França, com respectivamente 50% e 48%. Estes índices mostram que o afastamento dos cidadãos da natureza, tornando-os desconectados, revela a importância da informação e da sensibilização da população para estas questões.

Legislar

Vivendo ou não ao nosso lado, os seres vivos devem todos, beneficiar de uma legislação que os proteja. Esta pesquisa só confirma que os cidadãos devem ser escutados. A organização “ONE Voice”, já implicada na proposição e aprovação de leis europeias, relembra que a mobilização é importante para gerar leis e fazê-las evoluir. Se a maioria dos franceses é favorável, a abolição do sofrimento animal ainda é possível em seu país.

Você viu?

Ir para o topo