Popularmente conhecidos como lambe-lambes, os pôsteres colados em muros e outros espaços públicos de centros urbanos ganharam um sentido ambiental em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Três jovens, idealizadores da projeto Rastro Selvagem, decidiram espalhar fotos gigantes de animais e paisagens características da região por pontos da cidade para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do Bioma Pampa.
“O objetivo é criar uma exposição com imagens de animais e paisagens da região Sul do Brasil. Dentre as espécies estão o graxaim-do-campo, capivara, zurrilho e muitas outras características do Bioma Pampa”, revela Gustavo Fonseca, diretor de arte do projeto.A campanha denominada #cidadeselvagem tem a forma de exposição através de pôsteres lambe-lambes, que serão espalhados pelas ruas de Pelotas. A ideia é projetar uma galeria a céu aberto com mais de 10 fotos gigantes.
“Para expor as imagens, será criado um percurso onde a pessoa, mesmo a pé, possa ter acesso a todas as imagens, como em uma galeria, mas nas ruas da cidade. Os prédios e os dias da intervenção são surpresas, mas todos foram escolhidos pensando na circulação de pessoas para que a informação e a arte cheguem cada dia mais longe”, conta Fonseca.
A ideia surgiu há cerca de um ano, quando o grupo iniciou uma pesquisa para descobrir potenciais usos da fotografia como ferramenta de sensibilização ambiental. “Mapeando alguns artistas pelo mundo nos deparamos com os trabalhos de Raquel Brust e JR Arts, que trazem à tona realidades por meio de fotografias, mais tarde, transformadas em lambe-lambe e aplicadas em locais de grande circulação de pessoas, visando gerar um maior impacto em relação ao assunto”, explica o diretor de arte.
A campanha está sendo realizada de forma colaborativa. O recurso para a realização foi captado por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse.me. O site hospeda o projeto e deixa aberto cotas de patrocínio para a sua realização. As pessoas colaboram ganham recompensas, como bottons, fotos impressas e camisetas, entre outros itens.
A campanha atigiu 127% do valor que precisava para por o projeto em prática. O próximo passo, segundo os idealizadores, é levar a “bicharada” para as ruas da cidade.“É hora de cumprir tudo que prometemos neste projeto, a divulgação dos colaboradores, colagem dos lambes, entrega das recompensas”, conclui Fonseca.
Além da exposição de fotos, estão previstas exibições de vídeos socioambientais, divulgação de conteúdos na fanpage do projeto e a produção e lançamento de um clipe musical, que conta com a participação da Banda Solo Fértil e do cantor Dirty-lion. Tudo isso, claro, na rua.
Fonte: G1