EnglishEspañolPortuguês

Fotógrafo registra jiboia atravessando rua em Rio Branco (AC)

25 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

De acordo com bióloga, espécie popurlamente conhecida como jiboia não é venenosa e pode atingir até 4 metros. (Foto: Assis Lima/Arquivo Pessoal)
De acordo com bióloga, espécie popurlamente conhecida como jiboia não é venenosa e pode atingir até 4 metros. (Foto: Assis Lima/Arquivo Pessoal)

O fotógrafo Assis Lima registrou, neste sábado (23), o momento que uma cobra jiboia atravessava uma rua no bairro Placas, em Rio Branco. Lima conta que estava passando próximo ao local quando viu uma aglomeração, pois o animal estava bem no meio da via. Nas imagens é possível ver as pessoas ajudando na condução do animal até uma área de floresta.
Segundo o fotógrafo, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para que a serpente não fosse atropelada pelos veículos. “Eu ia fazer uma foto perto do local, quando vi as pessoas reunidas. O trânsito era intenso e, caso os bombeiros não fossem acionados, ela teria sido atropelada”, conta.
De acordo com a bióloga Joseline Guimarães, gerente do Parque Chico Mendes, na capital, a jiboia, cientificamente chamada de Boa constrictor, não é venenosa e é comum na Região Amazônica. Ela explica que o animal pode chegar a atingir 4 metros e se alimenta de pequenos mamíferos, principalmente ratos, aves e lagartos.
“Essa espécie, assim como outras serpentes, inclusive as peçonhentas, tem um importante papel na manutenção de um ecossistema equilibrado, pois ou serve de alimento para outros animais, como o gavião, ou é predadora, controlando a população de ratos. Por isso, quando alguém avistar uma jiboia ou outra serpente nunca deve matá-las, porque estará afetando todo ecossistema”, diz.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo