O fotógrafo de vida selvagem Mike Digout, vem tirando inúmeras fotos de animais ao longo dos anos. Ele adora especialmente capturar castores que vivem no vale do rio Saskatoon, no Canadá.
Mike geralmente tenta registrar os castores fazendo suas rotinas diárias, como comer, dormir e acasalar. Mas ele se interessa ainda mais em fotografá-los marcando território com pequenos montes de lama chamados ‘montes de cheiro’, com materiais que eles coletam no leito do rio.
Ao colocar esses pequenos montes ao longo das bordas de seu território e borrifá-los com seu cheiro, eles são capazes de alertar outros castores para não entrarem em seu espaço.
Você pode assistir a um castor fazendo um ‘monte de cheiro’ aqui:
https://fb.watch/eEXZ4mFVKN/
Quando Mike viu um castor se preparando para mergulhar debaixo d’água em busca de materiais para fazer seu ‘monte de cheiro’, o fotógrafo rapidamente pegou sua câmera para capturar o momento. Mas a imagem que ele viu era bem diferente do que ele esperava.
“Assim que o castor saiu da água, percebi que ele tinha um saco plástico gigante em seus braços”, disse Mike ao site The Dodo. “Geralmente, o que eles raspam do fundo [do leito do rio] é 90% de lama com algumas ervas daninhas e pedaços de pau. Mas a maior parte do que esse castor tinha na mão era lixo.”
O castor terminou de fazer seu monte de cheiro com o lixo que havia coletado – da mesma forma que faria com os materiais orgânicos.
“Ele apenas largou, raspou e colocou seu cheiro nele”, disse Mike. “Não deveria haver tanto lixo no rio a ponto de um castor encontrá-lo e utilizá-lo em seus hábitos naturais.”
Mike normalmente evita postar fotos de animais selvagens com lixo, mas quando viu o castor usando o resíduo humano, o fotógrafo achou que deveria compartilhar.
“Eu compartilhei a foto na esperança de que isso fizesse algumas pessoas repensarem: ‘Talvez tenhamos que fazer algo’”, disse Mike.
O fotógrafo agora retorna ao rio semanalmente para coletar lixo. Com a ajuda do grupo de conservação local Meewasin Valley Authority (MVA), ele está trabalhando para manter esse resíduo fora do território dos castores, pois os riscos, tanto para os animais como para o meio ambiente, são muito graves.
A MVA realiza campanhas de limpeza de lixo regularmente nas quais qualquer pessoa pode participar.
“Não é uma solução fácil”, disse Mike. “Mas há muitas pessoas que se importam, e espero que essas fotos possam motivar novamente mais pessoas dispostas a ajudar.”
O ideal é que as pessoas repensem a maneira como utilizam materiais que não são biodegradáveis e mudem seus hábitos, pelo bem de todos.