Por Giovanna Chinellato (da Redação)
Com as patas apoiadas no grande casco de metal, esse urso-polar curioso fica frente a frente com o navio Explorer da National Geographic.
Fotografada do deck do navio, na região norueguesa de Svalbard, a pequena fêmea de urso-polar encantou a tripulação enquanto inspecionava o navio.
O fotógrafo da vida selvagem, Michael Nolan, viajou para a Noruega em junho para capturar a vida selvagem magnífica das regiões polares.
Tendo passado mais de um mês a bordo do Explorer, Michael teve sorte de participar do encontro incomum na semana passada.
“A fêmea teve de nadar e atravessar mais de um quilômetro de gelo para chegar ao navio, que havia parado e desligado os motores por causa do gelo na ilha de Spitsbergen do arquipélago Svalbard, Noruega”, disse o americano de 48 anos. “A ursa mostrou muita curiosidade ao ir de popa a proa do navio, voltando para a lateral e se levantando nas patas traseiras.”
A tripulação ficou encantada ao se debruçar na beirada do navio e ver a ursa olhando direto para as câmeras, ele disse.
Olhando as imagens depois do evento, Nolan, fotógrafo da vida selvagem por 22 anos, disse que deve ter sido a primeira vez que a ursa encontrou-se com humanos.
“Que ursa maravilhosa! Ela provavelmente acabou de se separar da mãe”, ele disse. “Acreditamos que a curiosidade e ousadia do encontro devem-se por ela ainda não ter sido marcada com rastreadores. Por nunca ter visto humanos, ela ficou interessada em ver de perto o navio e as pessoas.”
Ao contrário das principais populações de urso-polar, os ursos de Svalbard são um dos dois grupos que estão aumentando (o outro é no Canadá), graças à proibição da caça dos próprios ursos e de suas presas, como a morsa.
Com informações do Daily Mail