O fotógrafo Atsuyuki Ohshima capturou uma foto rara do comportamento de um macaco. A foto, tirada na ilha de Yakushima, no Japão, é intitulada “Forest Rodeo”.
Ohshima tirou a foto logo depois que o macaco se ajeitou nas costas de um cervo sika, usando uma árvore como trampolim, descreveu ele no Instagram.
Macacos já foram observados montando cervos sika antes, disseram os cientistas. Como sugeriu Ohshima, às vezes os macacos apenas fazem passeios para se divertir.
Essas espécies nativas japonesas coexistem há muito tempo e até compartilham uma relação simbiótica com outros animais da floresta.
Os cervos limpam a sujeira dos macacos, comendo as frutas que os primatas deixam para trás. Em troca, os macacos cuidam dos veados, pulando em suas costas para arrancar insetos.
A imagem faz parte de uma série de 16 fotos altamente elogiadas no concurso “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano” de 2023. O evento é desenvolvido e produzido pelo Museu de História Natural de Londres.
Os jurados do concurso deste ano selecionaram 49.957 inscrições de fotógrafos de 95 países. O painel de jurados escolheu 100 fotos para serem exibidas em Londres no dia 13 de outubro deste ano.
Os vencedores do 59º concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano serão anunciados no dia 10 de outubro.