As fotografias têm o poder de nos levar longe no tempo. Eternizam momentos, pessoas e também nossos companheiros de quatro patas. E com essa premissa Julia Earhart, uma fotógrafa do Michigan, Estados Unidos, teve a ideia de presentear com registros emocionantes os tutores de animais domésticos com doenças terminais ou em idade avançada.
As sessões são gratuitas e, de acordo com Julia, o seu amor por animais é a grande incentivo. “Fotos não são algo que muitos donos de animais possam pensar em fazer, mas eu sei o quanto amo meus cães e o quanto isso significaria para mim”, disse ela ao portal Detroit News.
O carinho de Julia pelos animais sempre irradiou por meio de suas ações, apadrinhando animais domésticos de idosos ou resgatando animais em situação de abandono. E esses ensaios fotográficos gratuitos também são expressão dos seus sentimentos.
Quando uma cliente pediu a Earhart para fotografá-la com Cud, seu labrador de oito anos, que tinha câncer, Julia percebeu que isso era algo grandioso que ela poderia fazer pelas pessoas e por seus cães. Então ela decidiu compartilhar as fotos de Cu d com a sua tutora em um grupo do Facebook, chamado Downriver and Friends, e oferecer sessões de foto gratuitas.
“Depois daquela sessão, percebi o quão importante pode ser o vínculo com seu animal, que às vezes é seu melhor amigo”, disse ela. Embora fotografar os momentos finais de um amigo de longa data seja muito difícil, o projeto trouxe alegria a Julia.
“As pessoas podem dizer: ‘É apenas um cachorro, por que você está tão chateado? ’Mas para muitas pessoas, seu cachorro ou gato é um membro da família ou mesmo um filho. Existe uma conexão real e muitas emoções que os animais podem despertar em nós. Testemunhando isso como fotógrafa me enche de pura alegria”, conclui.